Um dos erros que ocorrem com maior frequência nas empresas que iniciam as suas ações no marketing digital é encará-lo da mesma forma que no marketing tradicional, tentando “empurrar” a mensagem do produto para o maior número de pessoas possíveis, estejam elas interessadas ou não.
As empresas agem assim porque esse é o ambiente em que os profissionais de hoje foram criados. Somos acostumados a encarar o marketing dessa forma e, principalmente, tendemos a acreditar que ele é muito efetivo.
Este modelo tradicional realmente deu muito certo por um bom tempo, fundada numa premissa: a mensagem da empresa é apresentada através de interrupção. A propaganda na TV ou no rádio interrompe seu programa favorito. O anúncio na revista toma uma página e corta sua leitura. Os operadores de call-center interrompem os seus afazeres durante o dia. Até os entregadores de panfletos se aproveitam de uma interrupção no trânsito. E assim seguiríamos em diversos outros exemplos. Nesse modelo, quanto maior o número de pessoas alcançadas de uma só vez, mais cara é essa interrupção.
Nas mídias tradicionais, o alvo da ação – o consumidor – não tem o poder de não ser abordado pela propaganda. Se ele tivesse, a maioria optaria por não ser interrompido.
O senão do marketing tradicional é que este não tem acompanhado as mudanças de hábitos da população. Assim como as vendas diretas e o contato de porta a porta foram superados pela publicidade quando os media em massa chegaram, este modelo de marketing de interrupção foi ultrapassado e não faz sentido na Internet. Aqui as pessoas escolhem que conteúdo querem consumir, quando querem consumir e como querem consumir. Na Internet, é muito mais difícil para uma marca interromper alguém e chamar a sua atenção. Está cada vez mais caro e menos efetivo fazer marketing através apenas da compra de publicidade.
Assim, não cabe mais tentar interromper o seu público para transmitir sua mensagem. Na Internet é preciso criar conteúdo relevante e ser a atração. Se o seu site for somente mais um canal tentando “empurrar” o produto e não tiver relevância para o público, um único e rápido clique está sempre à disposição para quem quiser abandonar a sua página.
A vantagem disso tudo para as pequenas e médias empresas é que no marketing digital elas detêm todas as condições de competir de igual para igual com as empresas grandes, contráriamente ao que ocorre no marketing tradicional. Isso porque em época de social media, quem manda já não é o capital, quem manda é a qualidade do seu conteúdo.