WOY@facebookWOY@Google PlusWOY@TwitterWOY@youtubeWOY@LinkedInWOY@Instagram

Log in

Faça login na sua conta

Nome de Utilizador *
Senha *
Lembre-se de mim

Notice: Undefined property: stdClass::$numOfComments in /home/woy/public_html/components/com_k2/views/item/view.html.php on line 264
Friday, 05 June 2015 16:29

Qual o papel do editor de conteúdos no blog da sua empresa?

Avalie este item
(0 votos)

Manter um blog a produzir conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil. Ter uma frequência de post’s semanais ou diários sobre o seu nicho requer esforço, tempo e dedicação.  E como ter tudo isso com uma equipa pouco experiente e muitas vezes sem tempo?

Neste post vamos falar do papel do editor. Quem terá perfil para a posição, quais são as sua funções e como o mesmo deverá atuar dentro do cenário da sua empresa para resolver essa questão.

Quem deve ser o meu editor?

Antes de mais nada, é importante destacar que se faz necessário ter um responsável direto sobre a produção de conteúdo na sua empresa. Ele pode ser alguém da área de marketing ou de outra equipa e como a criativa, muitas vezes é bastante técnico, não precisa ser exatamente um profissional de comunicação. É claro que quanto maior for a qualificação profissional e afinidade com a função, como tno caso de um jornalista ou publicitário por exemplo, mais qualidade tende a ter o seu processamento e a sua produção.

Num primeiro momento, com um volume de conteúdo baixo, esse papel não será obrigatoriamente uma função que vai exigir dedicação a tempo inteiro ou que demore muitas horas por dia de um profissional. Com o passar do tempo e com um possível aumento da procura da produção de conteúdo, sua empresa sentirá naturalmente a necessidade da contratação em tempo integral de um profissional na área.

Porque um editor faz a diferença...

Numa empresa que trabalha e depende de marketing de conteúdo para geração de Leads, é necessário um profissional responsável por fazer as coisas acontecerem de forma consistente. Quando a função de escrever é delegada a diversas pessoas ou mesmo a terceiros (como uma agência ou um serviço especializado de produção de conteúdo) é preciso que alguém se responsabilize pelo andamento, que assuma a dianteira e acompanhe o nível de qualidade do conteúdo, além de uma série de pontos que veremos adiante.

O editor tem o papel de garantir a unificação da visão da empresa e fazer com que todas as publicações falem a mesma língua. É seu papel garantir que tudo esteja alinhado e contribuindo para o posicionamento que a empresa quer transmitir.

Lapidar a entrega final

Em muitos casos, temos diversos profissionais colaboradores que não têm muita afinidade com as técnicas de escrita para blogging e que não possuem um conhecimento mais técnico em marketing digital.

Essas pessoas podem não estar acostumadas com alguns detalhes da gramática, não ter conhecimento técnico para passar um conteúdo para uma plataforma (como o WordPress), conversar com cliente via texto ou exteriorizar um post de uma forma que seja facilmente compreendida.

É papel do editor também trabalhar o conteúdo da melhor forma para torná-lo mais amigável, valioso e oferecer uma ótima leitura ao utilizador. Além disso é preciso estar atento a técnicas básicas de SEO como uso de palavras-chave, links com textos âncoras, escrever um título ligado a URL, atributos de imagens, entre outros.

Garantir um compromisso

Esse é um dos papéis mais essenciais do editor. É necessário executar um mapa com listagem de ideias e temas selecionados para os conteúdos e transformar isso num calendário, e o mais importante, garantir que esse calendário seja seguindo.

Pode ser que o editor em alguns casos tercearize a produção de conteúdo. Poderá pedir a alguém da equipa ou outra pessoa para escrever sobre algum assunto, mas no fim quem é responsabilizado pela data de entrega e pelo produto final não devem ser esses escritores, mas sim, o editor.

É ele quem deve gerir e o tempo dos autores e deverá ter uma carta na manga se algum problema aparecer. Inicialmente cria-se o compromisso do  “você escreve um post por semana”, mas se não houver data ou cobrança é muito provável que as pessoas deixem de escrever.

Para que isso não aconteça, o editor assume o papel de gerir, ficando como responsável direto e tornando-se o “dono do blog” dentro da empresa.

E como fazer isso?

Há 3 passos importantes que devem ser seguidos para a execução:

1 – Tenha um bom planeamento

Tenha em mente qual o conteúdo vai sair a cada dia e quanto tempo um escritor vai demorar para escrever. Dependendo do caso, defina qual o tema e qual o assunto a ser tratado para que as coisas não se atropelem.

2 – Dê um bom prazo

Muitas vezes o facto da pessoa ter que escrever não faz disso a sua obrigação principal. É papel do editor ter isso muito claro e mediar com muita antecedência. As hipóteses de garantir que esse conteúdo de facto vai sair e ser publicado são muito maiores.

3 – Crie um manual de conteúdo

O manual de conteúdo vai criar um guia para todos os textos da sua empresa. Selecionamos aqui alguns pontos que são importantes para se ter em um manual.

  • Definir o tom da empresa que vai ser falado
  • Determinar quais são as personas da empresa
  • Qual o posicionamento que a empresa deve adotar
  • Que tipo de conteúdo está permitido publicar no blog
  • Que tipo de conteúdo não está permitido
  • Quais as convenções que a empresa usa em relação a abreviações, números, etc.
  • Determinar qual a forma ideal de escrever os termos mais comuns do seu mercado
  • Como deve se fazer a pesquisa de palavras-chave

Se tudo isto tudo estiver muito claro no manual de conteúdo da empresa o tempo de execução trabalho recorrente tende a diminuir bastante. O guia deve ser muito fácil para que qualquer funcionário consiga ler e entender o papel dele enquanto produtor de conteúdo.

Lido 4456 vezes Ultima modificação: Monday, 08 June 2015 16:37

Joomla! Debug Console

Session

Profile Information

Memory Usage

Database Queries